sexta-feira, 6 de março de 2015

Cantinho do Avillez

Há dias em que tudo corre bem… À última da hora decidimos ir jantar fora a dois, mas fomos sem nada marcado e muito pouco planeado.
 
O percurso de carro até ao Chiado levou-nos à rua dos Duques de Bragança onde reparei que ficava a Pizzaria Lisboa do chefe José Avillez. E como tivemos sorte de arranjar um lugar para o carro nessa rua mesmo a chegar ao Chiado decidimos ir espreitar esse restaurante. No entanto, a caminho da Pizzaria Lisboa passámos pelo Cantinho do Avillez (que estava escondido com andaimes) e decidimos tentar a nossa sorte… E a sorte ditou que tínhamos uma mesa para dois mesmo à nossa espera! J


O ambiente do Cantinho do Avillez é acolhedor e descontraído, apenas um pouco demasiado escuro (na minha modesta opinião). O menu é tentador (com preços não excessivamente caros) e por isso o difícil foi escolher o que comer.
 
Após alguma indecisão optámos para entrada por peixinhos da horta com sal de limão e molho tártaro e farinheira com crosta de broa de milho e coentros.
 
Farinheira com crosta de broa de milho e coentros
Peixinhos da horta com sal de limão e molho tártaro
 
 
Os peixinhos da horta estavam muito bons e estaladiços e o molho tártaro dá frescura e um toque de inovação. Quanto à farinheira também estava muito saborosa, mas estava à espera de algo mais subtil, pois o sabor predominante era mesmo o da farinheira sendo que a broa de milho apenas introduziu alguma crocância.
 
Como prato principal escolhi lascas de bacalhau, migas soltas, ovo BT e azeitonas explosivas e o meu marido tagine de cordeiro, couscous de legumes e molho de iogurte. Ambos os pratos estavam muito bem servidos e estavam deliciosos.
 
Tagine de cordeiro, couscous de legumes e molho de iogurte

Da tagine não posso falar muito, pois apenas provei, mas a carne estava muito saborosa e tenra e o couscous solto e bem aromatizado.
 
Lascas de bacalhau, migas soltas, ovo BT e azeitonas explosivas
 
 
As lascas de bacalhau, migas soltas, ovo BT e azeitonas explosivas foi um prato surpreendente, pois com ingredientes típicos da cozinha portuguesa o chefe Avillez conseguiu introduzir modernidade e frescura. Tinha dúvidas em relação ao ovo BT (baixa temperatura), pois a minha relação com os ovos não é linear, mas quase nem dei por ele (em parte por causa da escuridão do ambiente) no entanto faz com que o prato tenha bastante cremosidade. A frescura do prato em muito se deve às azeitonas explosivas, pois estas transformam-se em líquido que invade a nossa boca com o intenso sabor da azeitona. De facto um prato que gostei bastante.
 
Para finalizar não poderiam faltar as sobremesas, bolo de chocolate à Cantinho com gelado de morango e leite-creme de laranja e baunilha. As sobremesas estavam muito boas, mas não achei nada de surpreendente e inovador.
 
Bolo de chocolate à Cantinho com gelado de morango
Leite-creme de laranja e baunilha

O Cantinho do Avillez foi uma excelente experiência, quem sabe a repetir, que recomendo especialmente numa óptima companhia como foi o meu caso. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário